A História da Akatsuki: Origens, Membros e Legado

Akatsuki (Literalmente significa “Amanhecer”) foi inicialmente uma organização criada por Yahiko e seus dois companheiros Konan e Nagato, em um esforço para lutar contra a tirania e a opressão que sua aldeia natal, Amegakure, estava enfrentando durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, além da ambição de conquistar a paz mundial.

Após a morte de Yahiko e sob a influência de Obito Uchiha, a Akatsuki tornou-se uma organização criminosa formada por Nukenin de Rank S e é o grupo mais procurado em todo o mundo shinobi.
Seu principal objetivo é recolher todos os Bijū para o seu plano de dominação mundial.

História

A Akatsuki foi fundada originalmente por Yahiko durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, sendo constituída por ninjas de Amegakure que desejavam criar a paz para seu país de origem, que funcionava como um campo de batalha para três dos Cinco Grandes Países Shinobi.

Yahiko insistia que suas ações assim como as ações dos membros restantes da Akatsuki eram feitas apenas para ajudar Nagato à trazer a paz mundial, embora Konan tenha alegado que era o carisma de Yahiko que mantinha o grupo unido e estimulado.

Em seus primeiros dias, a Akatsuki ganhou fama e reconhecimento em Amegakure, chamando a atenção de Hanzō da Salamandra — um ninja de renome mundial e líder do país.

Acreditando que o grupo estava se tornando uma ameaça ao seu governo, além de ser incentivado por Danzō Shimura, que o fez acreditar que a Akatsuki estava conspirando para derrubá-lo, Hanzō se aproximou da organização e afirmou falsamente que ele queria usá-los como um eixo para negociar a paz entre Konohagakure, Iwagakure e Sunagakure.

No entanto, Hanzō traiu a Akatsuki e, trabalhando em conjunto com Danzō Shimura da Anbu de Konohagakure, sequestraram Konan o que resultou na morte de Yahiko.

Após se sincronizar com a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior e tentar se vingar dos assassinos de Yahiko, utilizando o cadáver de seu amigo como um recipiente e passando a usar o nome Pain, Nagato se tornou o novo líder da Akatsuki e assumiu o controle de Amegakure após uma guerra civil.

Em tempos de paz a maioria das vilas ninja, ao invés de aumentarem os seus próprios armamentos, contrataram a Akatsuki para lutar suas guerras, espionar inimigos, ou cometer assassinatos. Os eventos relacionados com a Akatsuki antes do início da Parte II só foram dados em partes. Sasori e Orochimaru eram parceiros por um tempo e eram aparentemente muito eficazes.

Kakuzu teve um grande número de parceiros, que ele matou durante seus acessos de raiva. Por esta razão ele formou uma parceria com Hidan, que era imortal, pouco antes do início da Parte II.
Itachi Uchiha, aparentemente, juntou-se antes de realizar o massacre do clã Uchiha para o qual ele desertou de Konohagakure, embora sua associação pareça ter vindo com sua suspeita de que a Akatsuki poderia fazer algo contra Konoha.

Quando Itachi juntou-se, Orochimaru tentou roubar seu corpo para ganhar o Sharingan. Ele falhou e foi forçado a desertar. Deidara foi recrutado para substituir Orochimaru como parceiro de Sasori. A Akatsuki também capturou dois Bijū antes da Parte II, que no anime são indicados como sendo o Cinco-Caudas e o Sete-Caudas.

A Akatsuki se torna muito mais ativa na Parte II, com Deidara e Sasori fazendo seu movimento ao capturar Gaara para extrair o Uma-Cauda. Apesar de ter sucesso na extração, Sasori é morto. Aproveitando-se da vaga aberta, tendo criado a identidade de Tobi para representar um lacaio da Akatsuki, Obito substituiu Sasori para supervisionar os assuntos do grupo.

Em seguida, são capturados o Uma-Cauda, Duas-Caudas e o Três-Caudas, apesar de Hidan e Kakuzu serem derrotados durante uma luta não relacionada contra os ninjas de Konoha. Após capturarem o Quatro-Caudas, Deidara morre durante sua luta contra Sasuke Uchiha, com Tobi conseguindo convencer Sasuke a trabalhar com a Akatsuki após a morte de Itachi.

Apesar de cinco membros da Akatsuki serem mortos, Tobi afirmou que seus sacrifícios valeram a pena para ganhar a lealdade de Sasuke, a organização toma medidas mais drásticas para compensar os números diminuídos.

Nagato e Konan são então enviados para Konoha para capturarem o Nove-Caudas. Konoha é destruída, mas eles falham em sua missão; com Nagato morrendo e Konan deixando a organização. Ao mesmo tempo, Sasuke e sua equipe têm a tarefa de capturar o Oito-Caudas, mas eles também não conseguem completar a sua missão. As ações da Akatsuki finalmente provocam uma resposta das vilas ninja, que se reúnem na Reunião dos Kage para discutirem o que deve ser feito.

Tobi, que desejava acelerar suas maquinações, se infiltra na reunião e declara guerra contra os Cinco Grandes Países Shinobi e o País do Ferro, prometendo usar os sete Bijū que a Akatsuki já adquiriu como armas.

As aldeias e seus países associados formam as Forças Aliadas Shinobi para combater a Akatsuki, começando a Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Akatsuki Reencarnada

Em preparação para a guerra, Kisame Hoshigaki se infiltra em Kumogakure para reunir informações sobre a Aliança Shinobi, bem como para descobrir a localização dos dois Bijū restantes.

Ele morre no processo, mas não antes de enviar o que ele descobriu a Obito. Obito, enquanto isso, vai para Amegakure para recuperar o corpo de Nagato e o Rinnegan, bem como para matar Konan por sua deserção.

Kabuto Yakushi, um novo aliado da organização, em seguida, captura Yamato, permitindo-lhe reforçar um exército de 100.000 Zetsu Branco que Obito criou. Após Kabuto utilizar a Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro para complementar as forças da Akatsuki com ninjas famosos durante suas vidas, a Akatsuki marcha para a guerra.

Eventualmente, todos os membros da Akatsuki revividos são devolvidos para a vida após a morte, e a maioria dos Zetsu Branco, incluindo aquele que foi encarregado de vigiar Sasuke, foram eliminados, e em última análise, Sasuke trai a Akatsuki ao se aliar junto com a Taka com a Aliança.

No entanto, um Madara reencarnado força um Obito redimido a usar o Caminho Exterior — Técnica da Vida Celestial de Saṃsāra para ressuscitá-lo totalmente e Zetsu Negro trai Madara e revela que ele montou Akatsuki e tudo o mais pertencente à guerra desde a era de Hagoromo Ōtsutsuki, com a intenção de reviver sua “mãe”, Kaguya Ōtsutsuki, que utiliza o corpo de um Madara como um meio para a sua ressurreição.

Zetsu Negro é o último membro ativo da Akatsuki, apesar de a própria organização já ter servido ao seu propósito e tornado-se extinta.

Vestuário

Os membros da Akatsuki tem um vestuário muito distinto, o que poderia fazer as aldeias perceberem a sua presença.
As nuvens vermelhas representam a chuva de sangue que caiu em Amegakure durante suas guerras, e eram vistas como um símbolo de justiça por seus membros originais.

Os membros riscaram o símbolo em seus protetores de testa para simbolizar os laços quebrados com suas antigas aldeias, uma prática que se originou com Nagato.

Times

Os times da Akatsuki são colocados juntos em grupos de dois para explorarem seus pontos fortes combinados para os objetivos da organização a serem cumpridas.

As duplas montadas normalmente compartilham uma semelhança distinta, como a imortalidade de Hidan e Kakuzu, a abordagem artística de Deidara e Sasori para com o ninjutsu, assim como Itachi e Kisame que mataram seus companheiros sob ordens.

Hidan e Kakuzu

O time mais rebelde, mas sem dúvida o mais eficaz na organização, eles pareciam imparáveis quando juntos, algo que Shikamaru Nara comentou sobre a necessidade de separar a dupla.

Pain decidiu colocar os dois juntos por causa de suas habilidades únicas. Hidan não poderia ser morto como resultado de ter sucesso no “experimento Jashin”, mesmo por decapitação, e Kakuzu aparentemente era imortal também mas ficamos sabendo depois que ele tinha 5 corações.

Nagato e Konan

Um time que trabalhou muito bem um com o outro, como Nagato e Konan foram amigos íntimos durante grande parte de suas vidas, trabalhando como um time e apoiando Yahiko durante a primeira geração da Akatsuki.

Como líder da Akatsuki, Pain definia ao resto da organização os seus respectivos objetivos; sua interação mais direta com os outros membros era durante o uso da Técnica de Selamento: Nove Dragões de Espectro dos Selos Consumidores.

Além disso, Pain foi o líder de Amegakure, e usou a aldeia como uma base para as questões da Akatsuki, enquanto Konan atuou como a segunda no comando da aldeia. No entanto, após a morte de Nagato, Konan deixou a organização.

Orochimaru e Sasori

Sasori alegou que ele e Orochimaru trabalharam bem em conjunto durante sua parceria. No entanto, quando Orochimaru desertou da Akatsuki após sua fracassada tentativa de roubar o corpo de Itachi, Sasori desenvolveu um rancor contra seu ex-parceiro.

Sasori e Deidara

Formado por dois artistas da Akatsuki, Sasori e Deidara trabalhavam bem na maior parte do tempo, mas tinham ideias conflitantes sobre a arte: Sasori acreditava que a arte era para ser preservada para sempre como suas marionetes, enquanto Deidara a via como sendo instantânea, assim como um flash como sua argila explosiva.

Ironicamente, porém, Sasori ficava impaciente e gostava de terminar as coisas rapidamente, enquanto Deidara gostava de prolongar as coisas.

Sasori também tinha uma rede de espiões que ele manipulou (sob a forma de controle mental) para ajudar a Akatsuki nos seus assuntos.

Deidara antigamente era um bombardeiro terrorista antes de ser recrutado por Itachi. Curiosamente, ambos os membros desta dupla tomaram a decisão consciente de morrer, Sasori, permitiu ser empalado pelas marionetes réplicas de seus pais e Deidara se explodiu, assim, tornando-se arte. Os dois se reencontraram quando foram reencarnados durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Deidara e Tobi

Após a morte de Sasori, posando como um idiota na época, Tobi foi introduzido como novo parceiro de Deidara. Apesar do desejo de Tobi em agradar o seu “senpai”, sua atitude infantil era vista como um incômodo para as expectativas de Deidara com relação a organização.

Apesar de sua irritação constante, os dois trabalharam bem juntos, como visto quando Tobi plantou as minas de argila explosiva de Deidara escondido durante a luta de Deidara contra Sasuke.

Deidara também tentou proteger Tobi, embora este último normalmente o aborrecesse por sua personalidade brincalhona. Após a morte de Deidara, Tobi revelou sua verdadeira personalidade e começou a trabalhar ativamente para seus próprios objetivos.

Jūzō Biwa e Itachi Uchiha

Jūzō e Itachi trabalharam muito bem uns com os outros, foram envolvidos em pelo menos três missões em conjunto, que envolveu assassinato e sabotagem.

Os dois parceiros tinham um sistema único de formação, a fim de melhorar a sincronização com o outro. Formação A consistia em que ambos shinobi atacavam individualmente usando qualquer habilidade que preferirem.

Formação B começa com Itachi usando Genjutsu ou Shurikenjutsu enquanto Jūzō finaliza o alvo com sua Kubikiribōchō.

Formação C foi um pedido especial Jūzō, em que se ele fosse capturado por Kirigakure, Itachi deveria eliminá-lo. Formação D deveria ser proposta pelo Uchiha mas este recusou.

Eventualmente, Jūzō morreu durante um confronto com o Quarto Mizukage Yagura, que quebrou a espada de Jūzō.

Itachi conseguiu vencer o Mizukage, e colocou os restos da Kubikiribōchō nas mãos de Jūzō, em respeito pelo seu companheiro caído.

Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki

Um time que, apesar de sua primeira reunião, trabalhou muito bem juntos e foi altamente eficaz. A dupla completou quase todas as missões que Pain lhes deu, apesar de terem tido um pouco de dificuldade e não conseguirem capturar o Nove-Caudas. Diferentemente da maioria dos times da Akatsuki, Itachi e Kisame se davam muito bem.

Taka

Quando as forças da Akatsuki são reduzidas a cinco membros, Tobi pede a ajuda do grupo recém-nomeado Taka, cujo líder Sasuke compartilha o desejo de destruir Konoha.

Para completar seus objetivos, Tobi ordenou que Taka capturasse o Oito-Caudas enquanto a Akatsuki (particularmente Pain) capturaria a Raposa de Nove-Caudas.

Tecnicamente, os membros da Taka não são membros plenos da Akatsuki, uma vez que não possuem os anéis usados por cada um dos membros principais.

No entanto, eles trajaram os mantos da Akatsuki (embora eles não tivessem golas altas e sim capuzes), significando a sua afiliação com a organização.

Depois de pegar o que parecia ser Killer B, Sasuke afirmou que Taka já não era filiado a Akatsuki. Dentre todos os membros, no entanto, apenas Sasuke optou por permanecer filiado com Tobi e a Akatsuki após a dissolução do grupo, que se tornou bastante frágil após Sasuke matar Zetsu Branco apenas para testar seus novos poderes.

Curiosidades

Apesar de eles nunca terem sido vistos, foi mencionado que Kakuzu teve quatro parceiros anteriores antes de Hidan, e todos eles foram mortos pelo próprio Kakuzu que também roubou seus corações.
Hidan e Kakuzu foram o único time de dois-membros da Akatsuki que foram eliminados simultaneamente.

No anime, após selarem o Duas-Caudas, Pain declarou que havia quatro Bijū restantes. Mais tarde, no anime, após o Três-Caudas e o Quatro-Caudas serem selados (fazendo com que dois Bijū restassem) e Taka juntar forças com a Akatsuki, Kisame declarou que havia três Bijū restantes. Essa fala foi posta em prática para permitir um arco filler, com o Seis-Caudas.

Todos os três Uchiha restantes após o massacre do clã Uchiha eventualmente se juntaram a Akatsuki: Obito, Itachi e Sasuke.

Ambos os líderes da Akatsuki, Pain e Tobi usavam seus anéis em seus dedos polegares.

Sobre o Autor

Ronaldo
Ronaldo

Criador de conteúdo desde 2019. Formado em Administração com grande conhecimento em Marketing. Apaixonado por animes.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *